DICAS PARA ALIVIAR DORES NAS MÃOS

As mãos são os membros do nosso corpo que estão mais sujeitos a lesões. Por estarem sempre expostas e necessitarmos delas para diversas tarefas do dia a dia, é muito importante tomar os cuidados necessários com elas. Diversas doenças como Artrite, Tendinite, Síndrome do Túnel do Carpo, Gota ou Lúpus afetam as mãos, causando dor e falta de mobilidade. E quando isso acontece, algumas medidas podem ser tomadas para amenizar a situação. 

Dores nas mãos podem ser indicativas de algumas doenças

Por conta disso, buscar a orientação do médico ortopedista especialista em mão é fundamental ao notar qualquer mudança. E para ajudá-lo a identificar as principais causas de dores nesse membro, listamos abaixo as principais causas de dores nas mãos e o que fazer para aliviar os sintomas. 

  • Fraturas – são muito comuns durante a prática esportiva, como vôlei, handebol, boxe, mas também podem acontecer após uma pancada mais intensa. A região afetada apresenta inchaço e dor, dificultando a mobilidade do membro. Neste caso, o mais indicado é procurar socorro médico para que sejam realizados exames de imagem confirmando a fratura e administrada a medicação para alívio da dor. 
  • Artrite – é uma inflamação que pode acometer punhos ou dedos, dificultando tarefas simples do dia a dia, como escrever ou segurar objetos. Ela causa rigidez e dor nas mãos e, por este motivo, deve ser tratada com medicação anti-inflamatória e fisioterapia, recomendados pelo médico ortopedista. 
  • Tendinite – assim como a artrite, a tendinite também é caracterizada por uma inflamação, mas neste caso, ela acomete os tendões das mãos. Ela é mais comum entre as pessoas que exercem atividades repetitivas e pode causar ardência e formigamento mesmo ao realizar pequenos esforços. O primeiro passo para conter a inflamação é deixar de realizar a atividade que causa a dor. Compressas de gelo também costumam ajudar no alívio dos sintomas. E se ainda assim a dor não cessar, é necessário a orientação médica para tratamento com medicação. 
  • Síndrome do Túnel do Carpo – ela surge devido a compressão do nervo mediano, que passa dentro de uma estrutura entre o punho e mão, chamada Túnel do Carpo. A pressão no nervo causa dor, formigamento, sensação de pequenos choques e atinge, principalmente a palma da mãos e dedos polegar, indicador e dedo médio. O paciente deve buscar orientação médica ao perceber os primeiros sintomas, para a doença não evolua. O tratamento é feito com fisioterapia, medicação adequada e, nos casos mais graves, procedimento cirúrgico. 
  • Gota – é o acúmulo de ácido úrico no sangue que causa o inchaço e dor nas articulações. Pode acometer outras juntas do corpo, mas nas mãos ela dificulta sua mobilidade. Neste caso, o tratamento é realizado com o médico reumatologista, através de exames de sangue e urina, com como a administração de remédios para conter a dor e inflamação. 
  • Lúpus – é uma doença autoimune e inflamatória, que afeta órgãos e tecidos, causando febre, fadiga, dor e inflamações. Nas mãos a doença acomete as articulações, trazendo muita dor e inchaço. O tratamento de Lúpus é feito com medicação imunossupressora e anti-inflamatória, orientada pelo médico reumatologista. 

As dores nas mãos podem ser indicativas de algumas doenças, mas são muito comuns de acontecer ao longo do dia. Procure alongá-las junto com dedos e punhos antes e depois de atividades repetitivas. E se surgirem incômodos mesmo durante o repouso ou sem o esforço do membro, busque orientação com o médico ortopedista especialista em mãos, para que seja feita uma investigação dos sintomas. 

Deixe um comentário