lesão de tendão

lesão-de-tendão

Há dois grupos de tendões nas mãos. Eles são divididos em extensores e flexores e são responsáveis pelos movimentos de extensão e flexão das nossas mãos. Eles são comumente acometidos por lesões, principalmente cortes, causados em sua grande maioria por objetos cortantes, como facas e serras.

Lesões de tendões causam perda de movimentos e déficit funcional, com incapacidade para abrir e fechar a mão.

Lesões de NERVO apresentam parestesia, perda de sensibilidade e formigamento nas mãos. Não é raro a lesão envolver também fraturas ósseas e lesões vasculares, que podem comprometer mais gravemente a funcionalidade dos membros.

A lesão de tendão da mão considerada uma urgência e o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão deve ser procurado rapidamente. O ideal é o reparo nas primeiras 12 a 24 horas, para manter boas chances de recuperação.

A correção da lesão é basicamente cirúrgica, realizada com aplicação de anestesia local. Após o procedimento, o paciente usa uma tala e após cicatrização do tendão e nervo é encaminhado para a fisioterapia, ferramenta fundamental para a efetividade do pós-operatório.