Síndrome do túnel do carpo

tunel-do-carpo

Formigamentos nas mãos e dores na região dos punhos. Mais do que um simples mal-estar, estes são os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo, uma doença do sistema nervoso, que ocorre com a compressão de uma estrutura anatômica localizada entre a mão e o antebraço. O problema pode afetar a sensibilidade das mãos e dos dedos e fazer com que o paciente perca gradativamente os movimentos dos membros.

Algumas causas da doença estão relacionadas a movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. Causas traumáticas, como quedas e fraturas, ou inflamatórias, hormonais e medicamentosas também contribuem para o surgimento da síndrome.

Entre os sintomas além do amortecimento ou formigamento, principalmente no polegar, indicador e dedo médio, está uma fraqueza muito grande da musculatura dos dedos. A doença atinge principalmente as mulheres próximas da menopausa.

A síndrome pode ser evitada com redução de movimentos repetitivos, alongamentos e controle hormonal no caso das mulheres. Quando não tratada, a síndrome pode agravar o quadro fazendo com que a pessoa perca sensibilidade total das mãos e movimentos de alguns dedos. Inicialmente, o tratamento é feito com uso de anti-inflamatório não hormonal e fisioterapia. A cirurgia é a opção mais extrema, mas é um procedimento simples sem contraindicações. No mesmo dia o paciente é liberado e em poucos dias retoma o movimento normal da mão.