Dedo em gatilho

dedo em gatilho

O dedo em gatilho é nome popular dado a uma doença chamada tenossinovite estenosante. Ela ocorre devido a uma inflamação crônica dos tendões flexores da base dos dedos (parte da palma das mãos) e é identificada diretamente pela limitação do movimento do dedo afetado, que permanece dobrado, formando uma espécie de gatilho, por isso o nome. O paciente, por mais que tente, não consegue esticar este dedo. Qualquer movimento mais brusco para tentar mover o dedo pode significar uma dor intensa ao paciente. O dedo em gatilho se manifesta com mais frequência nos dedos polegar e anular, mas ela pode atingir todos os dedos das mãos.

O dedo em gatilho ocorre devido a uma inflamação no dedo afetado. Os grupos de risco incluem mulheres, pessoas com diabetes ou artrite e pessoas que fazem muito esforço com as mãos em suas atividades regulares, geralmente com idade entre os 40 e os 60 anos de idade.

Não há uma causa pré-definida. O que se sabe é que existem algumas condições que podem favorecer o seu aparecimento, como o diabetes e a artrite reumatoide. Atividades repetitivas, como digitação ou escrever por longos períodos sem descanso, também podem colaborar para o aparecimento da patologia.

Ela pode ocorrer também depois da prática de atividades físicas intensas, na forma de micro traumatismo nas mãos, em decorrência do alto nível de desgaste físico e muscular.

Os sintomas incluem rigidez, sensação de estalo ou clique e sensibilidade no dedo afetado. É mais comum ocorrer na parte da manhã. O tratamento inclui talas, medicamentos e cirurgia.