Dedo em gatilho

O dedo em martelo é uma deformação que causa o desalinhamento nas extremidades dos dedos das mãos ou dos pés. Isso impede que o membro afetado exerça sua funcionalidade pois aumenta a pressão no local, causando dores e desconforto.
Essa deformidade é causada normalmente por traumas, onde um objeto atinge a ponta dos dedos com força e o impacto lesiona o tendão ou as falanges distais, ossos curtos das mãos e dos pés. A ponta do dedo fica dobrada para baixo, dessa forma o paciente não consegue movê-la ou sustentá-la.
Esse tipo de ocorrência é muito comum nas práticas esportivas, como vôlei, basquete ou futebol. É possível evitar o dedo em martelo nos pés com o uso de calçados confortáveis e com espaço suficiente para apoiar os dedos. No entanto, como o trauma acontece de forma acidental, não há uma maneira específica de prevenção.
O importante mesmo é procurar um médico ortopedista o mais rápido após o trauma. Normalmente com um exame clínico é possível diagnosticar a lesão, uma vez que o dedo fica posicionado para baixo e o paciente fica impossibilitado de movê-lo. No entanto, o profissional pode solicitar exames de imagem para verificar se existem fraturas nos ossos da falange ou ruptura de tendão.
Confirmada a lesão do dedo em martelo, parte-se para a etapa do tratamento, que varia de acordo com a gravidade da fratura. Em casos mais leves, o dedo é colocado no lugar e imobilizado com uma tala. Assim deve permanecer por, no mínimo, seis semanas. Em situações mais graves, onde há fragmentação óssea da falange distal, é necessária intervenção cirúrgica com fixação de pinos para que o dedo retome ao seu formato e funções de origem. A anestesia é local e, após a recuperação e retirada de pinos, pode ser que o paciente necessite de sessões de fisioterapia para a retomada de movimentos.
O retorno às atividades esportivas depende da recuperação que cada paciente apresentar, por esse motivo não há uma data determinada. Porém, quanto antes for iniciado o tratamento, mais rápida será a cicatrização e a pessoa poderá, então, retomar a sua rotina de exercícios. A falta de tratamento do dedo em martelo pode acentuar a deformidade, além de causar artrose e dor na articulação.