Fratura de rádio e ulna

Rádio e ulna são dois ossos que fazem parte do antebraço. O rádio é a continuação do polegar e a ulna é o maior osso do antebraço, que começa na ponta do cotovelo.

Fraturas nestes ossos geralmente são decorrentes de grandes traumas, demandam de alta carga de força para serem fraturados. Por isso, esse tipo de lesão é mais comum em adultos.

Causas

As principais causas de fraturas de rádio e ulna são quedas com o braço esticado, que acontecem com alta frequência durante a prática esportiva, quedas de locais altos e acidentes automobilísticos.

Sintomas

Ao fraturar um destes ossos, a dor é imediata. Inchaço no local, além de deformidades aparentes também são sinais de que é preciso procurar um médico imediatamente. Hematomas, formigamento e fraqueza nos dedos ou punho também são sinais evidentes da fratura, este último de forma mais rara.

Tratamento

O tratamento é basicamente cirúrgico. E resume-se a “colar” e recolocar as partes fraturadas alinhadas e novamente em seu lugar, de forma que possam restabelecer corretamente o movimento da articulação.

Casos em que os ossos não estão perfeitamente alinhados durante a cicatrização podem significar mais problemas para o paciente, como a dificuldade para realizar os movimentos. Da mesma forma, fraturas fora de alinhamento e mal consolidadas requerem novo procedimento cirúrgico para correção.

De imediato, no ato da fratura, é recomenda-se ao paciente fazer a imobilização do local, o que ajuda a controlar a dor e a piora do quadro.

A cirurgia mais comum requer o reposicionamento dos ossos fraturados com a utilização de placas e parafusos.