Doença de kienbock

A doença de Kienbock acontece quando um dos ossos que compõem o punho, o semilunar, é acometido por um processo de necrose. Isso se dá quando o osso não recebe a quantidade necessária de sangue para manter -se forte e começa a deteriorar.

Essa condição afeta com mais frequência homens, com idade entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer idade. Geralmente a mão afetada é a dominante, com poucos registros de acometimento das duas mãos simultaneamente.

Os primeiros sintomas são a dor frequente no PUNHO e a dificuldade para movimentar a articulação. O simples movimento de abrir e fechar as mãos pode tornar-se extremamente doloroso e dificultoso.

Há perda progressiva de amplitude de movimentos do local afetado.

As causas da doença de Kienbock são desconhecidas.

Uma vez diagnosticada a doença, o tratamento aplicado prioritariamente é o conservador, através de imobilização do local, fisioterapia, medicações específicas, além de alongamentos localizados.

Tais medidas tem como objetivo aliviar o processo de dor, já que reativar o abastecimento normal sanguíneo ao osso semilunar é uma tarefa praticamente impossível de ser atingida.

A cirurgia não está descartada e é acionada geralmente quando não há melhora do quadro. Há três tipos de cirurgia, que podem reposicionar os ossos do punho atingido, remover o osso semilunar, quando este se encontra totalmente necrosado, ou a fusão dos ossos do punho, técnica que junta os ossos, fazendo com que todos sejam irrigados de uma vez.