Artrose dos dedos da mão

artrose

A artrose é a doença causada pela degeneração da cartilagem que protege as articulações. Quando ela acomete os dedos das mãos, o problema é grande, já que os movimentos podem ficar limitados, somados as dores, que podem transformar uma atividade simples numa tortura.

A artrose dos dedos das mãos é mais comum em idosos acima dos 60 anos e mulheres na menopausa. Isso se explica pelo envelhecimento natural da cartilagem e pelo desequilíbrio hormonal, no caso das mulheres. Pessoas que executam movimentos repetitivos com as mãos, como digitadores e costureiras, também são alvos recorrentes da doença.

Um dos problemas da artrose é a dificuldade de diagnóstico precoce. Geralmente a doença só é diagnosticada em estágios mais avançados.

Entre os principais sintomas estão as dores no local afetado. Na fase inicial, ela pode se apresentar de forma mais intensa ao acordar e diminuir ao longo do dia. Também são sinais comuns da artrose dos dedos das mãos a rigidez, dificuldade para realizar movimentos simples, como pegar um objeto ou digitar, por exemplo, inchaço, rigidez e formigamento nos locais afetados.

O tratamento pode variar de acordo com o estádio da doença e os sintomas apresentados pelo paciente. O uso de medicamentos é indicado para aliviar as dores e o inchaço. Sessões de fisioterapia e terapia ocupacional funcionam efetivamente para melhorar a mobilidade das articulações afetadas, facilitando assim a realização das atividades mais simples do dia a dia.

São indicados também o repouso da articulação e a aplicação de gelo, que podem ajudar no alívio das dores e inchaço localizados. Não havendo melhora no quadro clínico ou em casos mais graves, já de total acometimento das articulações, o médico pode indicar a via cirúrgica.

PREVENÇÃO

A artrose dos dedos da mão pode ser prevenida com sessões de exercícios específicos para as mãos, tais como alongamentos localizados. Para pessoas que se utilizam das mãos para movimentos repetitivos é orientado que se faça intervalos de 10 minutos a cada uma hora de trabalho para alongamentos e descanso.