A importância da artroscopia para correção de lesões da mão

Uma das principais preocupações dos pacientes diante da indicação da cirurgia para doenças da mão é com relação ao procedimento. “Doutor, como é a cirurgia? É dolorida?”, são algumas das perguntas mais recorrentes.

Por isso hoje vamos falar um pouquinho de uma técnica não tão nova, mas que tem trazido muita segurança para pacientes e também aos médicos, a artroscopia.

Ela se enquadra no que chamamos atualmente de cirurgia minimamente invasiva, na qual os cortes para correção dos problemas ortopédicos são mínimos, e portanto, menos dolorosos. Esteticamente também significa um avanço importante, já que antigamente as cicatrizes deixadas pelos cortes eram incômodos preocupantes para os pacientes.

A artroscopia é uma ferramenta fundamental hoje na área ortopédica, já que através dela é possível sanar lesões, especialmente as traumáticas, proporcionando ao paciente uma recuperação mais rápida e menos dolorosa. Em alguns casos, ele pode voltar às atividades normais em poucos dias.

Falando especialmente da área de cirurgia da mão, a técnica tem sido indicada para corrigir problemas decorrentes da síndrome do túnel do carpo, lesões de ligamentos, cistos sinoviais e a temida artrose dos dedos da mão.

É importante sempre lembrar que cada caso tem que ser avaliado individualmente. Se você tem dores, rigidez, formigamento nas mãos não espere para procurar um ortopedista especialista em cirurgia da mão. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil pode ser o tratamento.

Deixe um comentário