Excesso de uso de smartphone pode levar à artrose nas mãos

Você costuma passar horas a fio com o smartphone nas mãos? Se a resposta for sim, então esse alerta é para você. Dedicar muito tempo ao uso do celular, sem descanso e sem usá-lo corretamente, pode favorecer o aparecimento da artrose dos dedos da mão.

A doença, que antes do aparecimento das novas tecnologias, era mais comum em pessoas acima dos 40 anos, agora se apresenta cada vez mais comum também em jovens. Claro, por conta da utilização sem controle de aparelhos como smartphones e tablets.

“É uma doença séria, que a longo prazo pode levar a pessoa a limitações sérias nas mãos”, alerta o ortopedista Paulo Marcel Yoshii, especialista em cirurgia da mão.

Ele lembra ainda que a obesidade – isso mesmo – também pode estar ligada a artrose da mão, segundo apontou estudo norueguês recente, realizado com quase 2 mil pessoas.

O ortopedista reforça que a população precisa se atentar para o problema, pois os números são alarmantes. O Centro de Controles e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, publicou recentemente que 40% da população mundial tem ou terá osteoartrite – termo mais usado pelos médicos – entre os dedos e o punho.

O que é a artrose?

É a degeneração da cartilagem que protege as articulações. Quando esse amortecedor tem seu funcionamento em risco, os ossos podem encostar um no outro, causando dores e rigidez insuportáveis.

Ao identificar os sintomas da artrose da mão, a orientação é procurar um ortopedista especialista em cirurgia da mão para avaliação.

Deixe um comentário