5 dicas de exercícios para evitar dores nos punhos


Você termina seu trabalho e já está em casa quando ela aparece. Começa fraquinha, você alonga os dedos e ela parece dar uma trégua, mas logo volta. Quem nunca sentiu essa dorzinha incômoda no punho não sabe o quanto ela é incômoda. Muitas das vezes acabamos ignorando, deixando para lá, até que o punho começa a reclamar mais forte.

Digitadores, costureiras, professores sofrem muito com dores recorrentes nos punhos. Mas a verdade é que ela não escolhe sexo nem idade. Às vezes, basta uma batida ou pegar um objeto pesado de mal jeito e ela aparece para incomodar.

No consultório as queixas são mais recorrentes nos últimos anos, muito em decorrência de um fenômeno que todos conhecemos: o uso de smartphones e tablets. Eles se tornaram verdadeiras ferramentas de sobrevivência. A ponto das pessoas passarem mais de 10 horas do seu dia com o celular nas mãos.

E a conta pode demorar um pouco, mas chega. Quando recebemos aquele vídeo engraçado no whatsapp ou até mesmo quando passamos horas a fio trabalhando na frente de um celular, esquecemos de alongar, de exercitar as mãos e punhos para evitar as temidas lesões. E aí, quando vemos já é hora de procurar um médico.

Quem sofre com essas dores, dependendo da intensidade, pode ter os seus movimentos limitados, ficando impossibilitado de carregar um objeto, calçar os sapatos ou simplesmente digitar no computador ou telefone.

O melhor caminho, claro, é prevenir. Uma dica boa é anotar na agenda, em meio às anotações das tarefas do dia, um recado para lembrar de exercitar e alongar punhos e dedos. Vamos listar aqui algumas dicas de exercícios simples, que podem ajudar a fortalecer a musculatura da região, evitar dores nos punhos e prevenir lesões.

Estique o pulso

O primeiro exercício ajuda muito quem sofre com artrite. Estique bem o braço, com a palma da mão para baixo. Com a outra mão pressione a debaixo e mantenha até sentir os tendões bem alongados. Repita por 10 vezes e depois inverta as mãos.

Punho fechado

Estique os braços, de maneira a deixá-los bem retos. Feche os dedos em direção a palma da mão, deixando apenas o polegar fora do movimento. Repita por dez vezes de cada lado.

Dedos dobrados

Esse é importante para alongar dedos e nervos do punho. Com a mão espalmada, dobre um dedo por vez em direção à palma da mão. Mantenha por 5 segundos cada dedo. Repita com cada dedo e depois faça com a outra mão.

Alongando o polegar

Com a mão espalmada e reta, dobre o polegar em direção à palma da mão.

Esforce para que ele toque o dedo mindinho e permaneça por 5 segundos. Repita o movimento por 10 vezes e depois troque para a outra mão.

Fortalecendo a musculatura

Pegue uma bolinha de borracha. Coloque-a na palma da mão e feche os dedos. Repita 10 vezes de cada lado. Esse exercício ajuda a manter movimentos de dedos e punhos e fortalece a musculatura da região.

Deixe um comentário